É provável que você tenha usado jeans todos os dias de sua vida e nunca tenha conhecido esses termos sobre denim. E tudo bem. A história (mesmo a história das calças) pode intimidar quem não a conhece — e estamos aqui para ajudar. Do arcuate ao zíper, este é nosso guia definitivo do denim.
É provável que você tenha usado jeans todos os dias de sua vida e nunca tenha conhecido esses termos sobre denim. E tudo bem. A história (mesmo a história das calças) pode intimidar quem não a conhece — e estamos aqui para ajudar. Do arcuate ao zíper, este é nosso guia definitivo do denim.
O denim é um tecido de algodão durável ou de sarja de blend de algodão usado normalmente na fabricação de calças jeans, jaquetas e (para crianças adoráveis e adultos confiantes em seu estilo) macacões. Para fabricar o tecido, os fios da trama passam sob dois ou mais fios verticais da urdidura. Este processo cria as nervuras diagonais do denim que o diferenciam da lona de algodão, que pode lembrar circo, mas é na verdade o nome de um tecido de sarja similar ao denim.
O tecido americano por excelência teve sua origem bem longe dos Estados Unidos. O uso mais antigo do denim tem relação com um tecido de sarja grossa (uma sarja comumente usada em uniformes militares) em Nimes, na França, nos anos 1850. Historicamente, os tecidos recebiam seus nomes de acordo com o lugar de origem — e o nome sarja de Nimes acabou evoluindo para 'de Nim'. O tecido não era o denim de algodão que conhecemos hoje. Era uma mistura de seda com lã. O denim de algodão puro de hoje em dia foi criado na Inglaterra e posteriormente aperfeiçoado em tecelagens americanas.
Calças de trabalho em denim existiam já no início do século 17, quando ninguém sabia sobre a aparência delas após as 17h já que a eletricidade ainda não havia sido inventada. Porém, o primeiro jeans oficial data de 20 de maio de 1873, quando o Escritório Nacional de Propriedade Intelectual dos Estados Unidos (USPTO) emitiu a patente número 139.121 para Levi Strauss & Co. e Jacob Davis pelo processo de colocação de rebites que conferiram maior resistência em calças de trabalho masculinas de denim.
Blue Jeans são calças feitas de denim, normalmente com rebites para reforço. Em 1873, Levi Strauss e Jacob Davis juntaram a qualidade do denim e os rebites de cobre patenteados, criando o primeiro jeans Levi's® de todos os tempos.
O denim verdadeiro, também conhecido como raw denim ou jeans cru, é o denim que não passou por nenhum processo de pré-lavagem ou encolhimento em sua produção. A maior parte dos jeans vendidos hoje nas lojas passou por algum tipo de processo de pré-lavagem para amaciar o tecido e reduzir o encolhimento após o uso e lavagem.
Shrink-to-Fit™ é um denim bruto, não-sanforizado, o que significa que não passou por encolhimento durante o processo de produção. O fit, o desgaste e o acabamento das roupas feitas com denim Shrink-to-Fit™ são exclusivos para você, e dependem de como você lavar, usar e cuidar de seu jeans. Antes de 1960, esta era a única forma de comprar jeans: você comprava um tamanho maior de propósito e encolhia a peça até chegar no seu tamanho.
Um modelo clássico da Levi's® que consiste em jeans ou calças com dois bolsos traseiros, dois bolsos frontais e um quinto bolso menor (às vezes chamado de 'bolso de moedas') no lado direito do quadril.
A Jaqueta Trucker da Levi's® foi a pioneira e inspiração para todas as jaquetas jeans existentes hoje. É uma jaqueta de denim completa com reforços rebitados, fechamentos com botões com haste e o histórico design Levi's® com origem em 1962.
Uma atualização da Jaqueta Trucker original da Levi's®, a Jaqueta Trucker de Sherpa é resistente a climas mais frios devido a uma camada isolante de sherpa macia e um forro em matelassê macio nas mangas.
Criada a partir de modelos dos Arquivos Levi's®, esta camiseta tem o bolso no formato de pôr-do-sol igual a uma peça de 1902.
A típica camisa jeans western tem uma pala estilizada (a peça de tecido com formato específico que forma a parte de cima da camisa) na frente e atrás assim como bolsos característicos, como o modelo 'Barstow' (termo da Levi's® para bolso com pala simples) ou 'Sawtooth' (termo da Levi's® para bolso com pala dupla). Camisas jeans western normalmente têm botões de pressão ao invés de botões normais para reduzir a necessidade de reparos.
Ao contrário do que o nome sugere, o anti-fit não é um jeans que não tem ou está precisando de um fit. Ele é apenas um jeans masculino com um corte levemente mais solto e espaço sobrando de propósito na parte traseira. Um modelo em homenagem aos motociclistas — que realmente gostavam de emoções fortes nos anos 50 — e com uma dose extra de conforto e um ar cool e despojado.
A costura icônica nos bolsos traseiros dos jeans Levi's® é conhecida como 'Arcuate' devido a — adivinhe — seu formato arqueado. A marca registrada Arcuate é um dos mais notáveis elementos de design da marca, e provavelmente é a primeira coisa que você nota no, hum, traseiro de uma pessoa usando Levi's®. Curiosidade: nós usamos o Arcuate inclusive nos antigos 'waist overalls' (macacões de cintura), nome original do jeans patenteado em 1873.
Nossos jeans são tão resistentes que dois cavalos puxando em direções opostas não seriam capazes de rasgá-los — é isso que a etiqueta sugere. Mesmo nos dias de hoje, em que cavalos não são mais usados para medir resistência à tração, o retângulo de couro acima de nosso bolso traseiro direito ilustra a legendária durabilidade e reforça nosso status de pioneiros em vestuário com rebites patenteados.
Uma série de pontos em zigue-zague usada para reforçar áreas de tensão e proporcionar resistência e durabilidade. Durante a 2ª guerra mundial, usávamos remates ao invés de rebites com o objetivo de economizar metal.
Tiras de tecido costuradas no cós de calças para segurar um cinto. Você sabe, para manter suas calças no lugar.
O fecho frontal de botões, mais comumente associado ao jeans Levi's® 501®.
Uma técnica de costura na qual uma série de pontos em laço forma um padrão semelhante a uma corrente. O bordado com ponto cadeia é tão realista que parece uma ilustração no tecido.
O bolso frontal menor, conhecido originalmente como 'bolso do relógio', que fica dentro do bolso frontal direito. Assim que as pessoas pararem de usar moedas, o que deve ocorrer em breve, encontraremos outro nome para ele.
Quando a tintura se transfere para outro tecido ou superfície. O crocking acontece mais frequentemente com denim bruto ou de coloração índigo escura, e esta é a razão pela qual ninguém que trabalha na Levi's® tem sofá branco em casa.
A bainha da peça é um pouquinho mais longa do que o padrão. Alguns modelos Levi's® Commuter™ são desenhados com a parte traseira mais longa, abaixo da cintura e quadril, proporcionando cobertura adicional para pedalar.
A arte de usar uma agulha e linha para ornamentar peças de roupa. Popularizado pela comunidade hippie nos anos 60 e 70, o bordado customizado confere ao denim um look pessoal e único. Já evoluímos muito desde os bordados de símbolos da paz e desenhos de arco-íris. Visite uma Tailor Shop perto de você para criar novos desenhos bordados em suas peças de denim.
Quando costuramos duas peças de tecido — como por exemplo as pernas de uma calça jeans — deixamos cerca de uma polegada de tecido extra além da costura, para protegê-la. Se deixada em sua forma original dentro da calça, esta tira de tecido dupla acabará por desfiar e destruir a costura. Costuras planas abertas são finalizadas e então pressionadas até ficarem planas, criando um fechamento reforçado que cobre as bordas do tecido.
É o limite do tecido, onde ele foi dobrado para dentro e costurado. Normalmente a bainha refere-se à parte de baixo de uma calça jeans ou da perna de uma calça. As barras cruas (bainhas sem acabamento com bordas desfiadas) estão de volta à moda. Nós agradecemos, pois é uma etapa a menos na fabricação.
A entreperna de uma calça é a medida da parte interna da perna, do início da parte interna da coxa até a bainha.
Nossa marca registrada, o logo 'batwing' tem o mesmo formato do pesponto nos bolsos traseiros dos jeans Levi's® e tornou-se sinônimo da autenticidade e qualidade da Levi's®.
O comprimento é a medida do lado de fora da calça, desde o alto da cintura até o final da perna. Sim, é o contrário da entreperna.
Originalmente, os patches de denim eram adicionados às áreas de maior desgaste do tecido. Hoje são usados como recurso estético para conferir um ar vintage ao jeans.
Um rebite é uma peça de metal que ajuda a reforçar uma peça de roupa. A primeira calça de trabalho com rebites foi patenteada em 20 de maio de 1873 por Levi Strauss & Co. e Jacob Davis, e são hoje conhecidas como jeans. Os rebites de nosso Jeans 501® são feitos de cobre e são projetados para conferir mais resistência aos bolsos.
Bumbum. Cadeiras. Traseiro. Você sabe exatamente do que estamos falando aqui. Porém, como isto é um dicionário, aqui está nossa definição técnica: o quadril se estende da parte de cima do jeans até abaixo dos bolsos, onde inicia a perna, na parte de trás de uma calça jeans.
Um botão com haste é um botão com uma pequena alça na parte de trás, por onde passa a linha. Não confundir com uma haste de botão.
É referente à área desde a parte de baixo do quadril até a cintura. O termo também é usado para descrever o fit no quadril, ou seja, slim, skinny ou relaxed.
Esta marca registrada foi pensada para demonstrar a incrível resistência de nossas peças. Estampada pela primeira vez na etiqueta de couro de nosso jeans 'XX' em 1886, a Levi's® Two Horse Pull mostra dois vigorosos cavalos tentando partir uma calça jeans ao meio. É claro que eles não conseguiram, pois nosso jeans é à prova de cavalos.
Precisa de uma definição técnica para a faixa de tecido que fica na sua cintura? Aqui está: o cós é uma tira de tecido na região da cintura de jeans ou calças, normalmente contendo um botão frontal e passadores de cinto.
Em tecelagem, a urdidura é o conjunto de fios verticais presos sob tensão em um tear. Porém, ao contrário do que o nome em inglês 'warp' possa sugerir, esses fios não conferem ao jeans uma aparência distorcida.
Em tecelagem, a trama são os fios horizontais passados através dos fios verticais da urdidura, no sentido da largura do tecido.
Como já vimos nas camisas Levi's® Western, uma pala é a peça de tecido com formato específico que forma a parte de cima da camisa, normalmente na região do pescoço ou ombros. A pala pode ser reta ou curva.
Refere-se a um fecho de zíper na parte frontal de uma calça (jeans ou outra), um shorts ou uma saia.
O processo de lavagem ácida envolve lavar o denim com pedras deixadas de molho em água sanitária para obter um acabamento marmorizado. Apesar do nome, estes jeans não causam alucinação.
As cores ou tonalidades subjacentes no denim índigo. Dependendo da tintura ou da técnica, o denim pode ter matizes vermelhas, verdes ou amarelas.
Jeans envelhecidos têm partes puídas, com cortes ou rasgos para criar uma aparência e sensação de desgaste. É isso mesmo, nós fazemos o trabalho duro por você.
Conhecido por sua maciez e respirabilidade, o algodão é um dos tecidos mais comumente utilizados em todos os tipos de roupas. A maior parte dos jeans Levi's® é feita de algodão.
Desenvolvido especialmente para a Levi's®, esta inovadora fibra de hemp é macia como o algodão — e pode ser utilizada com facilidade para criar modelos em denim. Então, podemos obter a mesma aparência e sensação de uma autêntica Levi's® em uma peça com menor impacto ambiental.
Tecidos repelentes à sujeira recebem um tratamento para ficarem impermeáveis a líquidos e partículas. Alguns de nossos modelos Levi's® Commuter utilizam estes tecidos para manter limpos e secos os ciclistas radicais (e os não-ciclistas propensos a sofrer acidentes).
Elastano, também conhecido como Spandex, é uma fibra famosa por sua elasticidade excepcional. É usado para conferir propriedadades de stretch e recuperação. Os tecidos da Levi's® são fabricados com quantidades variáveis de elastano, a depender do nível de elasticidade desejado. Alguns de nós já foram vistos fazendo exercícios usando nossos jeans mais elásticos.
A densidade do tecido é a medida em onças por jarda quadrada de tecido. O denim normalmente é fabricado em densidades entre 4 e 15 onças por jarda quadrada. Um denim leve pode ser mais confortável e fácil de amaciar, enquanto o denim mais pesado pode ser mais durável e resistente.
Um tecido de malha leve e respirável conhecido por sua maciez inigualável, é comumente usado em moletons, jaquetas, cachecóis e chapéus. Como é essa maciez? É como uma nuvem flutuando num céu ensolarado.
É o denim com peso igual ou superior a 13 onças por jarda quadrada de tecido.
Um tecido de malha macio e leve, bastante usado para a fabricação de camisetas.
O denim leve tem gramatura menor do que 10,5 onças por jarda quadrada de tecido. Ele é perfeito em peças para climas mais quentes.
Uma fibra natural leve, porém durável, feita da mesma planta que fornece sementes de linhaça. O linho é bastante usado em peças de primavera/verão devido a sua alta respirabilidade.
Madras é um tecido xadrez leve de algodão, usado principalmente para roupas de verão como shorts e vestidos. Um sucesso nos mais badalados destinos de verão.
Denim com 10,5 a 12,5 onças por jarda quadrada de tecido. A maioria dos modelos da Levi's® é feita com denim de densidade média.
Denim stretch da Levi's® desenvolvido para conforto máximo. Um fit adequado para qualquer situação.
Você já teve a experiência de tirar suas roupas da secadora e ver que se transformaram em roupas de criança? O denim pré-encolhido ajuda a evitar esse pequeno desastre de lavagem. Também conhecido como sanforizado, o denim pré-encolhido passa por um processo para minimizar o encolhimento nas lavagens e secagens em casa. O denim pré-encolhido chegou ao mercado nos anos 1960; antes disso todo o denim era um tecido Shrink-to-Fit™.
O denim bruto não passou por nenhuma lavagem ou processo de desgaste. Ele tem uma textura mais rígida, encolhe aproximadamente dois tamanhos após a lavagem e molda-se ao seu corpo e aos seus movimentos ao longo do tempo.
A cetineta é um tecido de algodão semelhante ao cetim, conhecida pelo brilho e pelo toque macio e suave.
Qualidade e durabilidade. O denim selvedge é fabricado em teares com lançadeira estreitos e produz uma borda característica, com acabamento próprio – o nome selvedge vem do inglês 'self-edge' Você consegue identificar um jeans selvedge olhando na parte interna da lateral da calça. Quando você dobra a calça para fora, você encontrará esta borda bem definida com uma listra no meio, e este detalhe funcional e engenhoso (não vai desfiar!) é o grande diferencial do denim selvedge.
Um tecido grosso e macio feito originalmente de lã de ovelha, e atualmente fabricado em poliéster. Usado para forrar as peças, como nossas Jaquetas Trucker, para ficarem mais quentinhas. Pense no seu bichinho de pelúcia favorito da infância. Você não gostaria daquele aconchego durante o dia todo?
Não confundir com flambé. Flamé refere-se a uma parte mais grossa, semelhante a um nó na linha, que foi criada intencionalmente para conferir uma forma mais irregular, trazendo textura em peças de tecido e de malha.
O elastano, também conhecido como 'a fibra milagrosa' durante a época das discotecas nos anos 1970, é famoso pela incrível elasticidade que permite que você use calças apertadas ou um tomara-que-caia metálico em noites dançantes. Ele é muito usado em nosso denim para proporcionar elasticidade extra para você romper barreiras — no trabalho ou na pista de dança — e seu jeans não perde o formato.
O denim stretch é feito com uma combinação de algodão e elastano (também conhecido como Spandex) para maior conforto e recuperação.
A seda é um tecido ou fio macio e lustroso fabricado a partir das fibras produzidas por bichos-da-seda.
A Tencel® é uma fibra lyocell produzida pela Lenzing, feita a partir de eucaliptos cultivados de forma sustentável. A sensação ao toque é similar ao rayon.
Fibras desenvolvidas para eliminar a umidade do corpo e proporcionar isolamento térmico. Ajuda a refrescar em climas quentes e a ficar quentinho em climas mais frios.
Um tecido leve com nervuras diagonais paralelas em sua superfície. O denim é um tecido de sarja de algodão durável tingido com fios índigo na urdidura.
Tecidos repelentes à água recebem um acabamento desenvolvido para fazer com que a água forme gotas e deslize na superfície — perfeito para dias chuvosos (ou acidentes com líquidos derramados). Utilizamos estes tecidos em alguns de nossos casacos e nos modelos Levi’s® Commuter™.
Tecidos resistentes à água têm a trama mais fechada ou recebem um tratamento para impedir que a água entre na superfície do tecido. Utilizamos estes tecidos em alguns de nossos casacos e nos modelos Levi’s® Commuter™.
O processo de lavagem ácida envolve lavar o denim com pedras deixadas de molho em água sanitária para obter um acabamento marmorizado. Apesar do nome, estes jeans não causam alucinação.
As cores ou tonalidades subjacentes no denim índigo. Dependendo da tintura ou da técnica, o denim pode ter matizes vermelhas, verdes ou amarelas.
Jeans envelhecidos têm partes puídas, com cortes ou rasgos para criar uma aparência e sensação de desgaste. É isso mesmo, nós fazemos o trabalho duro por você.
Qualquer tratamento aplicado ao jeans após a peça ter sido cortada, costurada e lavada para conferir um efeito desejado na superfície. São acabamentos comuns: clareamento, estonagem e whiskering (lavagem que cria dobras e vincos).
Colocação da peça inteira em uma tina de tingimento para obter uma aparência vintage ou de roupa bastante usada. Alguns de nossos moletons e camisetas são fabricados com essa técnica especial.
A aplicação manual de areia é um processo para a criação de vincos (as marcas de dobras acima da coxa) ou outros detalhes que normalmente aparecem após um tempo de uso.
A tintura índigo é usada para conferir ao denim os seus tons de azul ricos e característicos. O tecido tingido com índigo irá envelhecer de forma especial, desenvolvendo características únicas.
O revestimento em resina é uma técnica de acabamento que confere ao jeans uma aparência e sensação mais rígidos e enrugados.
Com origem no Japão, shibori é uma técnica de tingimento que envolve prender algumas áreas do tecido e então mergulhá-las em tintura índigo para obter um padrão semelhante ao tie dye.
Agora é rock 'n' roll. A estonagem é obtida através da lavagem do denim com pedra-pomes para criar uma aparência e sensação de desgaste. Esta etapa acontece durante o processo de acabamento.
Linhas horizontais sutis encontradas na área das coxas ou outros pontos de desgaste do jeans. Para dar este acabamento, traçamos linhas no jeans usando lixas e então realizamos a estonagem — criando assim uma aparência de usado perfeita.
Texto
É a medida no meio da calça jeans, desde a costura interna até a cintura. Modelos comuns são cintura alta, cintura média e cintura baixa.
Jeans ou calças que ficam acima da cintura natural, criando uma silhueta que valoriza as curva.
Jeans ou calças que ficam na cintura ou um pouquinho abaixo da curvatura natural da cintura. Um favorito absoluto, o modelo mais democrático entre os três.
Jeans ou calças que ficam abaixo da cintura, próximos ao quadril. Um look casual e relaxado.
A largura do jeans ou calça na parte de baixo da perna (ou na coxa, no caso de shorts). Muitos de nossos jeans têm o mesmo fit na parte de cima mas diferentes aberturas de perna, criando uma série de modelos.
Pensadas originalmente para serem usadas por cima de botas de trabalho, os jeans bootcut são um pouquinho mais largos entre o joelho e o tornozelo. Não é só para cowboys.
Uma peça um pouco mais curta no comprimento, normalmente terminando na altura do tornozelo ou um pouco acima. Perfeita para destacar os calçados.
TexJeans ou calças com fit original são desenvolvidos com a perna reta e cós na altura da cintura natural.
Um jeans ou calça com fit regular é uma peça mais larga no quadril e nas coxas.
Jeans relaxed têm um fit mais solto, mais 'baggy'. Provavelmente não seria a primeira opção de jeans para almoçar com a sua avó.
Jeans super skinny são apertados da cintura ao tornozelo — mas não a ponto de você não conseguir tirar e colocar.